segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Valorizar o próprio trabalho é essencial para a carreira



01/10/2008 - 17:04 (atualizada em 01/10/2008 17:17)

Filósofo defende que o trabalho deve ser encarado como uma obra a ser realizada



Da Redação

Em seu livro “Qual É a Tua Obra? – Inquietações Propositivas sobre Gestão, Liderança e Ética”, o filósofo e professor Mario Sergio Cortella mostra a importância de se saber o valor do próprio trabalho.

Em entrevista à revista VOCÊ S/A, o filósofo falou das competências profissionais exigidas atualmente pelo mercado e de que modo se pode alcançá-las.

A autonomia é uma das características mais valorizadas hoje no ambiente de trabalho. “Não se deve confundir autonomia com soberania”, alerta, contudo, Cortella.

Profissionais autônomos são aqueles capazes de tomar decisões por si mesmos e de usar da proatividade, persistência e empenho para impulsionar a criação e a invenção.

A capacidade criativa pode ainda ser estimulada com cursos de música, artes, filosofia, etc. Cortella confirma: “todas as vezes em que consigo aumentar meu repertório de conhecimentos e elaborar mais o meu estoque de sensibilidades, a capacidade de refinar minha obra se torna mais viável.”

Ser sensível ao aprendizado e humilde são outras recomendações do filósofo. Para se tornar um líder, é preciso afastar a arrogância, assumir que tudo o que se sabe é sempre pouco e encarar o medo de falhar como um sentimento que pode motivá-lo a vencer desafios.

Acima de tudo, quando se trata da carreira profissional e do dia-a-dia do trabalho, “é preciso ficar em estado de atenção em vez de render-se ao estado de tensão”, afirma Cortella.


Fonte: http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/no_345787.shtml - (Revista VOCÊ S/A)

Nenhum comentário: