sábado, 13 de setembro de 2008

Negociação



QUEM NEGOCIA NÃO MATA. NÃO MATA RELACIONAMENTOS, AMIZADES, CLIENTES E ESPERANÇAS.


Um dos primeiros livros sobre negociação no Brasil foi elaborado pelo Prof. Costacurta Junqueira, e inspirado na definição de seu livro, ouso dizer que negociação é "um processo cujo objetivo é obter o melhor equilibrio possível na relação custo-benefício quando da realização de uma troca, através da obtenção de um acordo, que deverá arduamente mantido, para que a negociação se mantenha."

NEGOCIAR SIGNIFICA ENCONTRAR UM EQUILÍBRIO NA RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO.

Por menor que seja o custo de um produto ou serviço ele deverá compensar o valor despendido para satisfazer uma necessidade. Não se esqueça de quem paga já possuía algo, e de muito valor, seu dinheiro, e quer receber em troca algo que lhe dê uma satisfação muito maior do que já possuia. Esse é um custo que chamamos de custo monetário.

Existe um segundo custo, que chamaremos de custo da privação. Pense comigo, quanto maior o custo de um bem, maior será a privação de uma pessoa. Lembre-se os recursos são escassos.
Vejamos um exemplo do custo da privação: para comprar um novo carro, você poderá deixar de ir ao cinema, de comprar uma roupa ou até não sair de férias. Estará se privando, eliminando ou abdicando de satisfazer outras necessidades, ao estar economizando para a compra do carro.

Então, o carro deverá realizar os sonhos da aquisição. Te levar até a casa da sogra, ir até ao supermercado em um sábado de chuva para as compras semanais....

Fonte: Blog: http://negociacaodoprofessor.blogspot.com/
Jorge Moysés Netto - Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Administração de Recursos Humanos e Especialização "Lato Sensu" em Administração de Marketing, Professor do INPG - Instituto Nacional de Pós-Graduação.

Nenhum comentário: