segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Carreira promissora


A Lei 11.638, instituída no final do ano passado, alterando normas e procedimentos contábeis das empresas brasileiras, dando maior transparência às organizações e reduzindo os custos de transações relacionadas a investimentos e financiamentos, gerou uma expectativa muito grande por aumento da demanda de serviços de contabilidade após os nove meses de sua vigência. Mas não foi só isso que ocorreu. Mais profissionais de contabilidade também estão sendo necessários. Hoje, o Brasil conta com cerca de 400 mil contabilistas, entre técnicos e contadores. Calcula-se que a área necessitará 25% a mais de profissionais para atender ao novo cenário do setor.

O capital humano em empresas que prestam serviço na área de contabilidade precisa de boa qualificação. Muito além de conhecer o básico da atividade, deve estar permanentemente atualizado. Só do ano passado para cá, duas importantes leis foram criadas no País, virando de cabeça para baixo todo o mercado que atua no setor. Uma já foi citada: a 11.638. A outra é a que estabelece a adoção de novo padrão contábil, o IFRS (International Financial Reporting Standards), formato internacional já utilizado por companhias de mais de cem nações. A boa formação, inclusive continuada, portanto, terá influência cada vez maior no segmento.

Outro novo fator no mercado dos contabilistas é a crescente participação da mulher. Dados de julho deste ano mostram que a classe tem 400.823 profissionais registrados no País. Destes, mais de 147 mil são contadoras ou técnicas na área, representando cerca de 36% do total. A presença das profissionais no setor deverá continuar aumentando. O curioso é que o segmento sempre foi ocupado predominantemente por homens. A relação humana, componente fundamental para exercer a atividade, tem forte influência feminina. Tanto que o Conselho Federal de Contabilidade é presidido por uma mulher.

Além disso, elas não só estão ocupando cargos nos departamentos de contabilidade e fiscal das empresas, como também nas prestadoras de serviços na área, que se tornaram fundamentais devido às recentes e significativas alterações registradas no modelo contábil. Empresas de outsourcing têm sido importantes para que as organizações possam adequar-se rapidamente às novas normas e regras da contabilidade sem comprometer seus negócios centrais.

Nos próximos anos, pela expansão que se promete no setor – notadamente na adoção de outsourcing em atividade de contabilidade fiscal e societária nas empresas — e também pelo que se tem visto nas escolas, não seria exagero afirmar que o número de mulheres na profissão será igual ao dos homens. E haverá a quebra de mais um paradigma no País.


Fonte: http://www.financialweb.com.br/
Geuma Campos Nascimento e Vagner Jaime Rodrigues - Sócios da Trevisan Outsourcing e Professores da Trevisan Escola de Negócios.

Nenhum comentário: