"Somente aqueles que enfrentam as dificuldades conhecem o meio de dominá-las". (M.Taniguchi)
Quase sempre quando alguém pensa em abrir uma empresa, vem a dúvida: Por onde começar? Antes de mais nada, estude. Leia bastante, faça pesquisas. Nesses casos, ser otimista ou pessimista demais só prejudicará seu futuro empreendimento.
Para abrir uma empresa, tenha primeiro algumas idéias de negócios. Alias, várias idéias. Mas não precisa ser uma idéia mirabolante. Partindo da idéia, leia tudo o que puder sobre ela, descubra como aquele tipo de empreendimento funciona através de outros já abertos. Se houver “química” entre você e a idéia, veja abaixo o que mais você precisa saber.
Não basta ter dinheiro
Se você era empregado e com o dinheiro da indenização resolve abrir uma empresa, cuidado. Não é só o recurso financeiro que garante o sucesso da empreitada. Ter aptidões empreendedoras conta muito. Ser persistente, comprometido, estar disposto a trabalhar muito são algumas das características dos empreendedores de sucesso. Os conhecimentos de gestão devem estar “afiados”. Se os empreendedores não são administradores, podem contratar um.
Os erros dos empreendedores iniciantes podem inviabilizar o sucesso do seu negócio. Contratar pessoas erradas, ter sócios não comprometidos ou desinformados, planejar mal a necessidade de recursos financeiros, projetar errado o lançamento de produtos, escolha de um ponto comercial em desacordo com a atividade também são causas de muitas falências.
As empresas quando são abertas fazem um Contrato Social. São abertas para atender a uma necessidade da sociedade, ter uma missão, um propósito. Esta premissa deve ser verdadeira, inclusive para que a empresa declare esses propósitos através de sua Missão, Visão e Valores que devem ser vividos por todos os seus sócios, colaboradores e também serem conhecidos externamente. Iniciar uma empresa com o objetivo de servir é um excelente começo e certamente contará com colaboradores mais comprometidos.
Tributação e Encargos Sociais
As empresas legalizadas produzem quatro vezes mais. É o que revela um estudo feito recentemente pelo Banco Mundial e divulgado na Revista Você S/A de maio/08. Saiba todas as necessidades de legalização, o passo-a-passo, alvarás especiais, licenças. O tempo para legalização das empresas tem sido reduzido bastante, mas ainda pode ser inviável abrir ma empresa em menos de trinta dias no Brasil. São várias as burocracias de documentos e registros em nível federal, estadual e municipal.
O contabilista é seu consultor
O sucesso é resultado de um conjunto de fatores e também de seu entusiasmo e perseverança para contornar as dificuldades. Vá em frente, estude. A sorte está sempre junto aos mais preparados e otimistas
uma_pequena_empresa/22956/ - 18 de maio de 2008 às 18:55
Zenaide Carvalho
Administradora, Contadora, Consultora, Palestrante e Escritora
Lançou recentemente o livro "Como Abrir Sua Empresa, da Idéia aos Lucros" pela Editora Minelli. - Instrutora do Projeto Educação Continuada do CRC/SC. - Carioca, reside atualmente em Florianópolis/SC. - Site: http://wwwzenaidecarvalho.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário