sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Projeto do CFC - Profissão Contábil em Paíse de Língua Portuguesa


Projeto de Transferência de Conhecimentos da Profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa.





O ano de 2008 referendou a Contabilidade brasileira não só no campo nacional, mas, principalmente, no campo internacional. Expressivos acordos com representantes de outros países foram assinados em prol da classe, com vistas a inserir a Contabilidade no contexto mundial. E um dos grandes acordos firmados em 2008 ocorreu em Lisboa, no mês de maio, entre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas (CTOC), denominado Projeto de Transferência de Conhecimentos da Profissão Contábil para os Países de Língua Portuguesa.

Idealizado pelo CFC, oprojeto tem como objetivo principal transferir conhecimentos da profissão contábil para os países de língua portuguesa e se propõe, ainda, identificar por meio de pré-diagnóstico as necessidades da profissão contábil nos países de língua portuguesa; avaliar, em face do diagnóstico, as ações a serem implementadas e elaborar um plano de ação para atendimento às necessidades priorizadas em cada um dos países.

De acordo com o planejamento de trabalho, foram definidas cinco áreas estratégicas de atuação: organização profissional, formação continuada, apoio aos cursos de graduação e pós-graduação, responsabilidade profissional, social e ambiental e, por fim, o acervo cultural. Segundo o membro do comitê gestor e coordenador do Projeto no Brasil, contador Juarez Domingues Carneiro, a parceria com o CTOC é uma oportunidade de intercâmbio, de aprendizado e de realização de projetos comuns que atendam não só aos contabilistas brasileiros e portugueses, mas também à sociedade. "O projeto de transferência do conhecimento é o primeiro passo de um trabalho conjunto e inédito, constituindo-se em um verdadeiro projeto de Responsabilidade Profissional, Social e Ambiental de impacto internacional na profissão contábil dos países objeto das ações", revela.

O Comitê Gestor elegeu inicialmente os países Moçambique e Angola para a implementação do projeto de transferência. A expectativa é de um envolvimento dos Conselhos Regionais de Contabilidade e dos demais organismos contábeis, como a Fundação Brasileira de Contabilidade, a Fenacon e os Sindicatos, além do aporte de recursos de Instituições financeiras nacionais e internacionais que tenham compromisso com projetos sociais e que possibilitem o intercâmbio de informações e conhecimentos entre organizações e profissionais de todos os países envolvidos.

O Comitê Gestor do CFC é formado pela presidente Maria Clara Cavalcante Bugarim; pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Martonio Alves Coelho; e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Operacional, Juarez Domingues Carneiro. Já a equipe do CTOC é formada pelo seu presidente Antonio Domingues de Avezedo e pelos doutores Armando Pereira Marques, Filomena Maria Felgueiras Abreu Lima Moreira, Jaime Soares dos Santos e Mario de Souza Azevedo.


Fonte: Agência de Notícias - Comunicação CFC - 23 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: