domingo, 5 de outubro de 2008

Conselheiro Financeiro


Com o auxílio de leituras de revistas e jornais sapequei a idéia de dar uma de conselheiro financeiro e apresentar as dez recomendações para atuar em momento de crise.

1. Em tempos de crise é mais difícil seguir uma carteira com muitos investimentos. A questão da “diversificação reduzindo risco”, máxima da área de finanças, vale pouco nesse período, pois existe o risco sistêmico.

2. Esqueça o jornal do dia, nesta situação tentar acompanhar o mercado pode induzir a decisão errada. Concentre sempre na estratégia de longo prazo, o mercado de ações não traz rentabilidades de médio e curto prazo. Neste momento, muitas vezes o que interessa não é mais ganhar e sim reduzir a perda. Tente canalizar seu tempo ocioso com outras atividades, caminhe, pratique esporte, leia um livro.

3. Sempre exerça o exercício de conferir se seu dinheiro está seguro, e nunca deixe de certificar-se por certeza absoluta. O dinheiro em conta corrente deve estar numa instituição sem risco de quebra. Isto não é problema hoje no Brasil, mas se a crise aumentar pode atingir algumas instituições financeiras; particularmente acredito que atualmente a liquidez empoçada na tesouraria dos bancos prejudica e muito os bancos pequenos onde os grandes bancos registram uma sobra de dinheiro e acabam não emprestando aos bancos pequenos e preferem devolver ao BC (overnight).

4. Momentos de crise não são momentos de gastos. Reduza ao máximo suas despesas. Seja crítico nos gastos e evite cair nas armadilhas do consumo. Podemos dizer que a alternativa seria “economize mais”.

5. Outra dica muito importante é muito semelhante à frase “Um dia a gente ganha, outro dia a gente perde”. Tenha consciência que o risco faz parte do jogo, pois se você aplicou na bolsa (ou num fundo de ação) e agora está perdendo é necessário saber que isto fazia parte do jogo, lembre-se sempre que este investimento é de longo prazo e tenha muita paciência.

6. Sempre que tomamos a decisão pelo mercado de ações precisamos ter em mente o gráfico com o eixo X = Retorno e o eixo Y= Risco, ou seja ataxa de retorno está relacionada com a situação "que se quer" quanto maior o lucro maior o risco (É necessário sempre ter a ajuda de um consultor de investimentos na leitura deste gráfico de investimento, para melhor direcionar nossas aquisições na bolsa). Não fique murmurando se você usou um dinheiro para comprar um imóvel num fundo de ação, a decisão de assumir o risco faz parte do passado. Sua tarefa agora não é lamentar a decisão errada que fez, pois isto é conhecido como custo perdido.

7. Tudo na vida tem seu lado positivo, então aproveite o momento para aprender mais; aplicar em investimentos de risco obviamente implica em risco.

8. Pratico sempre em minha vida o seguinte lema “Time que está ganhando não se mexe”. Agora se a ação que você investiu cair, não tome a decisão de “manter” enquanto o preço atinja novamente o patamar que você investiu. Em alguns casos, o melhor é vender mesmo com perda. Muitas vezes manter uma ação que você adquiriu por $12,00 até o momento que o seu preço ultrapasse novamente a $12,00 é um parâmetro errôneo. Se for o caso, modifique radicalmente a sua carteira.

9. Momentos de instabilidades reduzem a riqueza dos investidores. Para manter um padrão de vida na aposentadoria é necessário retardar esta decisão, postergue hoje mesmo sua aposentadoria. Caso contrário, ou você gastará rapidamente o que poupou ou perderá o padrão de vida que sonhava na aposentadoria.

10. A felicidade que sonhamos e buscamos diariamente também pode ser encontrada em pequenos prazeres da vida. Remoer o dinheiro perdido não ajuda em nada, procure pensar em outras coisas além do dinheiro, sempre encontramos coisas prazerosas e gratificantes em nossas vidas, quem sabe você realize um trabalho voluntário que lhe cubra de satisfação e lhe ajude e muito, acima de quaisquer papéis, cifras e ganhos.


Willian Ferreira dos Santos
willian_limeira@vivax.com.br

Nenhum comentário: