segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Produtos ou Serviços?


A percepção de valor dos clientes em relação às marcas ou produtos de uma empresa deve ser diferenciada em relação à concorrência. Se uma marca é vista pelo cliente como tão boa quanto a do concorrente, a empresa deve oferecer motivos para que o cliente escolha a sua e não migre.

Pergunte-se:
 
 
Inicialmente você pensará nas respostas mais óbvias: qualidade, preço, atendimento, variedade, comodidade e hábito.

Mas atualmente os serviços agregados aos produtos têm maior valor percebido do que apenas o produto oferecido. Já não mais se compram produtos na concepção física da palavra. Tudo o que os clientes compram são serviços capazes de atender suas necessidades, que podem ser entregue por pessoas, empresas ou produtos. Entendendo isso, as empresas podem decidir o foco do seu negócio: orientar-se para os clientes, criando vínculos de envolvimento, ou para os produtos.

Preço e qualidade não são mais fatores únicos na decisão da compra, porque se todos oferecerem a mesma qualidade pelo mesmo preço, o diferencial estará no relacionamento do cliente com a empresa e em sua confiança nesse relacionamento. Os clientes buscam um relacionamento a longo prazo onde suas necessidades individuais possam ser atendidas hoje e no futuro.
 
 

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