sábado, 30 de outubro de 2021

A falta de alinhamento dos sócios causa a falência e fechamento de muitas empresas.

 É muito comum encontrarmos em diversas empresas a falta de alinhamento entre sócios e, o resultado e consequência disso é a falência e fechamento de empresas com alto potencial de rentabilidades e geração sustentável dos negócios.

Observar sócios ansiosos, com falta de visão, com egos inflados e, descontrolados em suas tarefas gerenciais nas delegações aos seus subordinados é mais que comum atualmente.

Com o rápido avanço da tecnologia e das necessidades humanas que surgem dia a dia, faz-se necessário que os sócios se atualizem diante dos desafios complexos no gerenciamento das empresas. O mundo empresarial exige cada vez mais sócios ágeis, alinhados com a visão empresarial uns dos outros, muito motivados, bastante disciplinados, com visão estratégica de futuro uníssono e com papeis e responsabilidades bem definidos.


De nada adianta sócios altamente qualificados, ou seja, com vários títulos de cursos técnicos, graduação, pós graduação etc. se estes não estão altamente preparados para atuar a situações desafiadoras no dia a dia das empresas. É muito importante que haja dentro das empresas uma boa estrutura organizacional, bem como, uma boa cultura organizacional e, essas somente são possíveis se os sócios são agentes principais em perpetrar todos os dias essa postura organizacional com foco, objetividade e clareza.

Muito importante que os sócios tenham um bom alinhamento entre eles e, deixem bem claro para todos os diretores, gestores, líderes e todos os funcionários o entendimento de como cada um deles colaborarão com suas competências, habilidades e atitudes diante das necessidades essenciais nas empresas.

Os sócios precisam eliminar os estereótipos e ter uma boa comunicação com seus funcionários de forma madura e com maturidade sobre o que pesam e desejam dentro da empresa. Atitudes como a cotidiana comunicação com sinceridade e objetividade faz com que seja eliminado ruídos de comunicação dentro da empresa, fomentando assim a colaboração genuína de todos os membros da empresa, avançando com novos padrões de melhoria contínua.


Importante que os sócios pratiquem todos os dias a técnica do AUMENTAR, REDUZIR, AUMENTAR e MELHORAR. Nessa importante técnica e no alinhamento dos sócios, eles precisam responder, ilustrar e fazer acontecer o que se lê nas questões a seguir.

Como os sócios irão

 

§  AUMENTAR as entradas as entradas de caixa de curto prazo?

§  REDUZIR as saídas de caixa de curto prazo?

§  AUMENTAR a competitividade da empresa no médio prazo?

§  MELHORAR o significado da sustentabilidade da empresa no longo prazo?


Algumas ferramentas podem ser usadas para melhorar o desenvolvimento dos sócios, como SWOT (pessoal), EqMap e Papeis de Responsabilidade.

 

§      SWOT (pessoal) – para determinar os pontos fortes e fracos de cada sócio e, também para fortalecer as forças e mitigar as ameaças. A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

§  EqMap – para avaliar o nível de equilíbrio emocional de cada sócio. O EqMap é um teste comportamental desenvolvido por especialistas norte americanos em liderança (Robert Cooper e Ayman Sawaf), permitindo desta forma uma integração entre a mensuração do Quociente Emocional dos Colaboradores e Sócios e, o posterior desenvolvimento destes de forma consistente e substanciada.

§      Papeis e Responsabilidades – para avaliar o grau de alinhamento entre os sócios e a conexão existente entre eles, bem como, o nível de aderência às boas práticas de mercado. Os sócios são responsáveis em ditar a cultura da empresa o que, de certa forma é realizada durante a vivência diária dos valores corporativos. Valores estes que devem ser definidos e vividos, alinhados a missão, visão e valores. Nessa fundamental atitude entre os sócios é importante a realização de algumas reflexões: O volume de trabalho está igualmente distribuído entre os sócios? Existe algum sócio sobrecarregado de responsabilidades e desmotivado? Todos os sócios praticam bons diálogos e ouvem uns aos outros? E por último e, não menos importante, todos os sócios estão satisfeitos com a remuneração pessoal, distribuição de lucros e resultados econômicos financeiros da empresa? Se alguma dessas reflexões incomodar algum sócio é o momento de uma atitude rápida e cautelosa para resoluções e melhoria do alinhamento dos sócios. Uma boa dica é a contratação de consultorias especializadas e auxílio de psicólogos.

 

Sugestão do EQ MAP:

 

Chamada para o preenchimento do EQMAP

https://youtu.be/Eke9v9EwHPs

 

Consultoria de Inteligência Comportamental

https://olhodetigre.com.br/eq-map/


Interpretação de todas as escalas-Mapeamento de Perfil Comportamental EQ MAP

https://youtu.be/g99JPpmYmcQ

  

Consultor de Empresas e Professor Willian Ferreira dos Santos.