terça-feira, 12 de agosto de 2014

Reforma Tributária?


Mais ou menos uns vinte anos que ouço falar na citada REFORMA TRIBUTÁRIA, porém, gostaria de lembrar apenas que a historia dos impostos em nosso país vem desde que éramos COLÔNIA, bem como, desde o descobrimento do nosso país já se praticavam a cobrança de impostos. Na época quando éramos BRASIL COLÔNIA cobrava-se o quinto real, ou seja, vinte por cento (20%) de toda a produção, uma sugestão de leitura é o livro 1808 do escritor Laurentino Gomes, atualmente pagamos o equivalente a dois quintos reais daquela época, pois, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) pagamos em 2013 a monta de aproximadamente 40% sobre nossa renda.

Analisando o cenário econômico sobre o qual nos encontramos atualmente, o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou a marca de R$ 1 trilhão nesta terça-feira (12/8) por volta das 11h conforme consta do Portal IG > Economia. A quantia foi paga pelos brasileiros desde 1º de janeiro de 2014 em impostos, taxas e contribuições para União, Estados e municípios. Neste ano, o valor de R$ 1 trilhão chega 15 dias antes do que em 2013 – o montante foi alcançado no dia 13 de setembro, 35 dias antes que no ano retrasado. Isso indica aumento da carga tributária.


O aumento da carga tributária é assustador em todos os sentidos, segundo Samy Dana colunista da Folha de São Paulo em parceira com o professor Fernando Antônio Agra Santos da Universidade Salgado de Oliveira, o Brasil é o país com a maior carga tributária dentro do BRICs – bloco formado por países como Rússia, China, Brasil, Índia e África do Sul–, de acordo com o observado no gráfico abaixo e disponível no link: < http://www1.folha.uol.com.br/colunas/carodinheiro/2014/01/1394801-a-tao-sonhada-e-necessaria-reforma-tributaria.shtml>  Acesso em 12 ago. 2014.


E a pergunta que fica é:

A reforma tributária no Brasil será uma realidade ou uma lenda?

terça-feira, 27 de maio de 2014

Palestra - Educação Financeira



Funcionários da empresa COVRE, prestigiaram a palestra Educação Financeira, ministrada pelo Professor Willian Ferreira dos Santos, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT no dia 21/05/2014 no auditório da empresa.


Com duas apresentações uma iniciada as 13h:30min. e termino as 14h:30min e outra iniciada as 15h:00min. e termino as 16h:00min. o professor proferiu sobre os seguintes tópicos do assunto em questão:

Por que falar em educação financeira? O que é qualidade de vida? Importância do assunto educação financeira na SIPAT, O dinheiro na vida das pessoas, Fatores que impulsionam o consumo, Avaliação pessoal (reflexão), Trabalhando em família, Decisões de consumo, Sintomas de falta de controle em relação ao dinheiro, Prevenir, melhor que remediar, Planejamento financeiro, Plano de Metas, Orçamento Familiar, Para fazer um orçamento e, Avaliação do orçamento, Resultado, Tipos de consumidor, Equilíbrio financeiro da família, Aprenda a economizar, Interferências de situações financeiras no ambiente de trabalho, Exemplos de planilhas financeiras, Dicas para seu dinheiro render mais, Relevância do assunto em questão na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.


Houve uma participação muito positiva e harmônica de todos os participantes com perguntas ao palestrante e troca de ideias e informações e, o professor fez uma dinâmica com dois participantes para demonstrar as diferentes formas que impulsionam o consumo.


A palestra aconteceu no auditório da empresa no dia 21/05/2014 com duas apresentações uma iniciada as 13h:30min. e termino as 14h:30min e outra iniciada as 15h:00min. e termino as 16h:00min.


Ocorreu também a menção de alguns casos tipos do dia a dia e exemplos práticos sobre a importância do assunto em questão, relacionados com riscos em ambiente de trabalho, acontecimentos imprevistos, ou seja, interferências pessoais no ambiente profissional.


Algumas perguntas também foram mediadas pelo palestrante, bem como, exemplos de casos pessoais de alguns participantes forma importantes para o desenvolvimento da palestra em questão.