segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Planejamento Estratégico ou Planejamento Orçamentário?




Ciclo Funcional do Planejamento Orçamentário (Orçamento Empresarial)


Dentre algumas estratégias existentes em uma determinada empresa, se faz necessário que seja desenvolvido um planejamento orçamentário, para que então a, empresa consiga atingir os objetivos determinados através da missão, visão e políticas da empresa.

Planejamento estratégico é um conjunto de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada, nesse sentido podemos afirmar que são ideias construídas e alicerçadas para que se tenha êxito e sucesso esperado por seus acionistas.

Planejamento orçamentário é comummente conhecido ao setor governamental, regido pela nossa legislação, porém no que tange a esfera privada, planejamento orçamentário toma outra conotação, que nada mais é do que um plano financeiro estratégico de uma administração para determinado exercício, dessa forma podemos atestar que um planejamento orçamentário é o mesmo que um orçamento empresarial, onde são identificados os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

O planejamento orçamentário pode envolver vários profissionais dentro de uma empresa (contador, engenheiro, advogado, controller, economistas, consultores, etc.), pois necessita ter uma abrangência do todo do negócio da empresa e, precisa ser sistêmico e eficaz.

Uma empresa sem um competente planejamento orçamentário é o mesmo que um navio em alto mar a deriva, segue abaixo dicas para se iniciar a construção e a montagem de um planejamento orçamentário.


10 Passos para elaboração do orçamento
  1. Projetar faturamento e margem por marca e/ou família de produtos;
  2. Projetar crescimento por marca e/ou família de produtos;
  3. Definir Ciclo Operacional;
  4. Calcular necessidade e exigência de fluxo de caixa;
  5. Analisar Break-Even-Point por marca e/ou família de produtos;
  6. Planejar e Maximizar “mix” de marcas e/ou famílias de produtos conforme Margem de Contribuição;
  7. Calcular ROI – Retorno Sobre Investimento - por marca e/ou família de produtos;
  8. Ratificar Orçamento compondo DRE  - Demonstrativo de Resultados;
  9. Definir fontes de investimentos e priorizar projetos estratégicos;
  10. Definir objetivos e metas por área(s) funcional(is) e unidades de negócios.